Colégio Santa Maria participa da Campanha Novembro Azul 2014

O mês de novembro é dedicado à saúde do homem, com o lançamento da campanha Novembro Azul, feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG).

A exemplo do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção dos homens com mais de 45 anos sobre o autocuidado, e em especial, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Colégio Santa Maria participa da campanha, sensibilizando a comunidade escolar da importância da prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde, os homens têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial se comparado ao público feminino. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia de maior incidência no sexo masculino, com alta prevalência em homens negros e com histórico da doença na família, e apresenta alta taxa de mortalidade. Um dos desafios é fazer o diagnóstico precoce, já que 10% dos pacientes que chegam ao serviço especializado já estão em fase avançada da doença.

Câncer de Próstata em Minas

O câncer de próstata é o tipo de neoplasia que mais mata os homens em Minas. Das 10.841 mortes por neoplasias ocorridas no sexo masculino, em 2012 no estado, 1.365 (12,6%) foram por câncer da próstata. Esse tipo de câncer possui o valor mais elevado da taxa bruta de mortalidade por câncer em homens – 13,97 óbitos por 100 mil homens da população estadual. Os cânceres de traqueia/brônquios e pulmões (13,75/100 mil) e câncer de estômago (9,40/100 mil) aparecem em seguida.

Para 2014, a estimativa é que haja 7.990 novos casos de câncer de próstata em Minas. Um percentual de 24,5% dos 32.560 novos casos para todos os tipos de cânceres esperados para o sexo masculino.

Mais uma vez, o câncer de próstata deverá apresentar o valor mais elevado da taxa bruta de incidência por neoplasias em homens – 78 casos novos por 100 mil homens da população estadual.

Fatores de Risco

O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Com o aumento mundial da expectativa de vida, é esperado que o número de casos novos de câncer da próstata aumente cerca de 60% até 2015.

A etnia e a história familiar da doença são consideradas fatores de risco, assim como os hábitos alimentares. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha e embutidos apresentam evidências de aumento no risco de desenvolvimento da doença. Um dos grande desafios para o diagnóstico precoce é a resistência masculina em realizar os exames de prevenção. Além do exame de sangue que mede os níveis de PSA, o exame físico (toque retal) também é importante para a detecção de alterações na próstata que podem exigir investigação mais detalhada para o diagnóstico.

Fonte: Giselle Oliveira

www.saude.mg.gov.br