Cidadania e democracia

​No encontro da Festa da Família, no dia 13 de setembro, os alunos do Ensino Médio, da Unidade Betim, sob a orientação dos professores Pedro Pereira, Flávia Morato e Denise Bastos, encenaram o atual contexto histórico político do Brasil e simularam um debate entre os candidatos à presidência do país. O objetivo da apresentação foi enaltecer a importância do dever do cidadão de exercer seu papel na concretização da democracia nacional.

Os alunos do 1.º Ano/EM representaram, em oito atos, a história do Brasil: Colônia, Império, Processo de Independência, Brasil República, Golpe Militar, Diretas Já, Últimas Eleições e Cenário Político Atual. Já o 2.º /EM ficou responsável por apresentar a simulação de um debate entre os candidatos com mais intenções de votos para a presidência.

Foi realizada ainda uma simulação de votação, com uma urna eletrônica, entre os presentes. Ao final, os alunos destacaram a importância de se exercer o dever de cidadão e ir às urnas para alcançar a democracia de fato. O trabalho conseguiu salientar que parte fundamental do exercício da cidadania refere-se à consciência política, que deve ser moldada no indivíduo desde sua infância, além do importante papel da escola e das famílias nesse processo.

page7.jpgpage8.jpgpage9.jpgpage10.jpg