Você está em:

Campanha de mobilização para o descarte adequado de resíduos eletrônicos

​Quando falamos em e-lixo, ou lixo eletrônico, vêm em mente mensagens de e-mails que jogamos na lixeira porque não queremos mais os arquivos ocupando espaço no nosso  computador. Na verdade, lixo eletrônico quer dizer outra coisa. Está relacionado com o nosso planeta e suas condições ambientais.

O termo lixo eletrônico, ou Resíduo Eletroeletrônico (REE), é usado para dar nome aos produtos elétricos e eletrônicos que são descartados. A cada ano surgem celulares mais modernos, televisores maiores, computadores mais eficientes e outros eletroeletrônicos que facilitam ainda mais o nosso dia a dia.

E para onde vão todos aqueles aparelhos que não queremos mais? Se já estiverem muito ultrapassados ou quebrados, não podem ser reaproveitados. Eles vão para o lixo e normalmente são depositados em aterros sanitários. Isso não pode acontecer, porque a maioria dos eletroeletrônicos, como monitores, celulares, placas de computador, possuem substâncias tóxicas e perigosas, ou seja, podem causar danos à saúde.

Essas substâncias contaminam os afluentes e o solo. Entretanto, muitos desses objetos podem ser reaproveitados na confecção de novos produtos e algumas empresas já recebem de volta os aparelhos danificados para reciclagem.

O Colégio Santa Maria, em parceria com a Empresa Mineira de Lixo Eletroeletrônico (E-MILE), iniciou uma campanha de mobilização para o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos. A empresa é especializada para atender a demanda desse tipo de resíduo e segue a legislação ambiental a fim de obter as melhores técnicas para a destinação e reciclagem de todo o lixo.

Para o recolhimento do lixo eletroeletrônico, foi colocado um coletor em cada Unidade do Colégio Santa Maria, onde poderá ser depositado todo o tipo de eletrodomésticos, aparelhos de vídeo e imagem, equipamentos de informática e de telecomunicações (cabos, fios, carregadores, calculadoras e outros).

Para o descarte de pilhas, haverá um coletor específico, já que a empresa não recolhe esse tipo de material. Dessa forma, o Colégio Santa Maria, com o apoio das famílias, vem contribuir com ações que buscam preservar os recursos não renováveis, garantido, assim, o cuidado com a nossa “Casa Comum”.

Vamos colaborar para um mundo mais saudável.

SEJA REPONSÁVEL POR SEU LIXO ELETRÔNICO!