Aula especial de Astronomia

​No dia quatro de setembro, os alunos do 9.º Ano/EF ao 3.º Ano/EM tiveram uma aula especial de Astronomia, no Colégio Santa Maria Coração Eucarístico. No auditório do colégio, eles participaram de uma palestra ministrada pelos professores de Física, Rafael Vilela e Frederico Moreira, sobre noções básicas de Astronomia utilizando o programa Stellarium (planetário de código aberto para o computador, que mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio).

Foram abordados diversos temas, como fases da lua, eclipses, eixo de rotação da Terra, constelações, movimento orbital e modelos astronômicos. Após a palestra, os alunos foram encaminhados para a quadra do colégio, onde observaram a lua, por meio de três telescópios (com refletores que produzem imagens aumentadas em até 12 vezes). Os estudantes também aprenderam sobre o funcionamento de um telescópio.

A atividade foi aprovada pelos alunos. Segundo Larissa Pinheiro, do 3.º Ano/EM, turma JC, foi uma oportunidade de rico aprendizado, em meio a um ambiente descontraído.  "Todo jovem vive no mundo da lua, o que não tínhamos ainda eram professores que nos levassem para tão perto de lá, sem mesmo tirar os pés do chão!", brincou.

Foto1.jpgFoto2.jpgFoto3.jpg