Artista plástico faz grafite de Madre Tereza de Calcutá no Liceu

O Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, recebeu a visita do artista plástico Binho Barreto, no dia 30 de agosto, que demonstrou sua arte ao grafitar a imagem de Madre Teresa de Calcutá em um painel itinerante. A imagem irá percorrer as Unidades do Colégio Santa Maria. A atividade, realizada nos turnos da manhã e da tarde, faz parte do evento anual promovido pela Diretoria Geral Religiosa, Semana da Paz na Escola.

Binho Barreto, em companhia de quatro jovens educadores do Projeto Providência, explicou para os alunos do Liceu como nasceu a arte do grafite, proveniente do movimento hip hop dos anos 70. Durante o processo artístico, ele informou os presentes sobre as técnicas utilizadas e as etapas do grafite.

“Estamos mostrando a linguagem das ruas para os alunos, por meio do grafite, ao desenhar a imagem de Madre Teresa de Calcutá, símbolo de acolhimento, cuidado e solidariedade.” Madre Teresa de Calcutá será canonizada no dia quatro de setembro, durante missa presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, Vaticano. O anúncio da canonização de Madre Teresa de Calcutá aconteceu depois que a Igreja Católica aprovou, por unanimidade, a cura extraordinária de um brasileiro, em 2008, que estava em fase terminal por causa de graves problemas cerebrais.

A diretora da Unidade, Rita de Cássia Silveira, destacou que a parceria com o Projeto Providência foi muito importante para apresentar aos jovens do Liceu a arte urbana. “Os alunos ficaram atentos a toda a criatividade dos grafiteiros. Além disso, foi uma forma de homenagear Madre Tereza de Calcutá, que será canonizada.”

A aluna do 3.º Ano/EM, turma JS, Amanda Speziali, também ressaltou a importância da ação para os alunos. “Com a realização da Semana da Paz na Escola, estamos conhecendo diferentes projetos sociais, relacionados à arte e ao esporte, que mostram como é possível promover a paz e ajudar o jovem.”

SAM_4447.JPGSAM_4543.JPGSAM_4624.JPGSAM_4714.JPGSAM_4863.JPG