Alunos do Colégio Santa Maria participam de videoconferência com Dom João Justino

​Alunos do 9.º Ano/EF, da Unidade Pampulha, participaram de uma videoconferência com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva, na manhã da segunda-feira, dia 15, sobre a relação dos jovens com a Igreja. A videoconferência foi mediada pelo professor de Educação Religiosa, Eudásio Cavalcante Melo, e pela professora  de Informática da Unidade, Luana Mara Costa Ribeiro.

Dom João Justino falou sobre sua experiência vocacional, ainda muito jovem,  aos nove anos, quando fez a Primeira Eucaristia e começou a participar de sua comunidade. Também ressaltou a importância da atuação dos jovens na Igreja, dizendo que uma das formas mais expressivas de aproximar os jovens é criar oportunidades para que eles participem da Igreja. "Nossos jovens, na Arquidiocese de Belo Horizonte, têm participado de uma forma expressiva".

Durante a interação com os alunos, dom João Justino respondeu a diversas perguntas. Sobre a importância dos bispos para os jovens, falou da alegria de interagir com os jovens como eles são,  apoiando suas iniciativas, o empenho e a forma como se organizam para fazer o bem, se formar e estabelecer vínculos com outras pessoas. "O bispo deve apoiar tudo isso, por meio de paróquias, movimentos e atividades em que os jovens possam  vivenciar sua fé".

O uso excessivo da tecnologia,  foi outro tema abordado pelos alunos. Dom João Justino lembrou que a tecnologia é fruto da inteligência humana e por isso é um dom de Deus. "Quando usamos mal os meios de comunicação, perdemos momentos preciosos do contato pessoal. Um exemplo é quando estamos em um grupo e, ao invés de interagir com ele, ficamos nas redes sociais. Há aí, um certo descaso com as pessoas que estão conosco. Não há mal em utilizar estes recursos, mas temos que nos disciplinar para dar atenção às pessoas e utilizarmos a tecnologia de uma forma produtiva".

Dom João Justino ainda disse que gostou muito da experiência de estar, pela primeira vez com os alunos, em videoconferência. "É algo novo, que abre um leque de opções para nos aproximar ainda mais das pessoas, sobretudo dos jovens". Ele marcou um encontro, para o próximo semestre, para uma visita ao colégio e, a pedido dos jovens, fez uma foto
selfie.

Fonte: Arquidiocese de BH

Videoconferência

Produzida e elaborada pelo Colégio Santa Maria, a videoconferência é mais um veículo de comunicação adotado pela instituição para a educação de seus alunos. Antes de iniciar a interação entre o bispo e os alunos, foi apresentado um vídeo sobre a vida de Dom João Justino.

Clique abaixo e assista ao vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação do Colégio Santa Maria.

20150615_084911.jpgIMG_4246.JPG20150615_083952.jpg