Alunos de escola municipal são beneficiados com projeto do CSM Minas

As atividades do projeto “Escuela en Salida” estão sendo realizadas, semanalmente, por estudantes voluntários da 1.ª Série/EM do Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova, com a supervisão e orientação do professor de espanhol da Unidade, João Carlos Ribeiro, desde o início do segundo semestre letivo. São 19 alunos do 7.º e 8.º Ano/EF, da Escola Municipal Anísio Teixeira (localizada próxima à Unidade Cidade Nova) que participam de aulas remotas ministradas pelo professor de espanhol, com o apoio de estudantes da Unidade. O serviço de monitoria é totalmente prestado pelo grupo de alunos voluntários.

O professor João Carlos Ribeiro, explica que o projeto surgiu com o desejo de ser um espaço de intercâmbio de conhecimentos e ao mesmo tempo uma oportunidade de potencializar o protagonismo juvenil dos estudantes. “Essa junção do compromisso evangelizador e a responsabilidade pedagógica do Colégio são respostas às necessidades da nossa comunidade local. É uma visão acolhedora a jovens, que veem nessa oportunidade um caminho de aprendizado e de possibilidades ao aprender uma segunda língua”.

Ressalta ainda que todo esse processo é um aprendizado mútuo. Os estudantes voluntários não só oferecem seu conhecimento na língua espanhola e ajudam no processo de aprendizado dos alunos da escola municipal, mas também vivenciam um grande momento de colocar em prática a responsabilidade social, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Os voluntários, dentro de suas possibilidades de horários e rotinas, contribuem de forma efetiva com o projeto. Eles ajudam nas aulas juntamente com o professor responsável e também prestam monitoria, por meio de atividades interativas dos objetos de conhecimento trabalhados. Com responsabilidade e compromisso, nossos estudantes tornam o projeto viável”.

Voluntários

A estudante voluntária, Lavínia Martins, destaca a troca de aprendizado como uma das características mais importantes do projeto, lembrando que quanto mais os alunos da escola municipal se envolvem com o curso, maior é o comprometimento dos voluntários. Mesma sensação tem Maria Eduarda Moreira.  “A motivação deles mudou a minha vida. Se antes tinha preguiça dos estudos, agora sinto uma sensação de gratidão por aprender e ensinar”.

Guilherme Gusmão de Alvarenga e Bárbara D’Angelis também destacam a aumento da empatia ao trabalhar no projeto. Além disso, lembram que o voluntariado é importante para incrementar o currículo, inclusive para realizar intercâmbios escolares e acadêmicos e conquistar vagas de emprego. “Não imaginei que a receptividade seria tão grande. Estávamos acostumados com o regime de ensino remoto, mas para os alunos da escola municipal foi uma novidade”, finaliza o também voluntário, Vinícius Borges Batista.

Experiência inovadora

Como explica a diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Viviene Soares de Oliveira, 19 estudantes participam do projeto, assistindo às aulas e participando das monitorias oferecidas. “Recebemos com muita alegria e entusiasmo o convite para fazermos parte do ‘Escuela en Salida’. É uma experiência inovadora, uma oportunidade de aprendizado e troca de conhecimentos entre os nossos alunos e os voluntários do Colégio Espanhol Santa Maria Minas –  Unidade Cidade Nova”.

Segundo ela, a comunidade educativa está comprometida com o projeto. “ As famílias dos estudantes estão se esforçando para acompanhar e viabilizar a participação deles nas aulas remotas. Nossa expectativa, após essa primeira experiência, é de expandirmos o projeto à outras faixas etárias e abrirmos novas turmas. Somos gratos pela oportunidade de podermos oferecer essa possibilidade de aprendizado aos nossos estudantes”.

Maria Clara Moreira Rocha, do 8.º Ano/EF da Escola Municipal Anísio Teixeira, é uma das alunas que dedica algumas horas de estudo ao aprendizado da Língua Espanhola e está sempre presente às atividades remotas semanais. “Estou muito feliz com a oportunidade, sei que no futuro vai me ajudar bastante, especialmente no mercado de trabalho”, destaca a aluna.

Ao final da etapa, que deverá terminar em 30 de novembro, os alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira receberão certificado de conclusão do curso. Em 2022 as atividades serão retomadas.  O “Escuela em Salida” é um projeto piloto de empreendedorismo social e protagonismo juvenil, de iniciativa da Direção-Geral Religiosa do CSM Minas e da equipe gestora da Unidade Cidade Nova, para difusão da língua e cultura espanholas. O projeto contribui ainda para a promoção da cultura da paz no ambiente escolar e fora dele, além de ajudar a comunidade escolar a desenvolver ações concretas de cooperação e solidariedade.

Em tempo:

O projeto “Escuela en Salida” foi tema de entrevista no programa Tarde Vida, da Rádio América, em 1.º de outubro.

Ouça a matéria: https://bit.ly/3GbnTOD