Alunas da Unidade Cidade Nova são premiadas em Olimpíada Nacional

​​​​​​As alunas Izabella Leal e Sofia Neto, do 2º Ano/EM, turma MC, e Júlia Leite, do 2º Ano/EM, turma ML, do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, ficaram na segunda colocação da 6ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, premiadas com a medalha de prata. A olimpíada foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As estudantes obtiveram a melhor nota do estado de Minas Gerais, nas primeiras cinco fases do concurso. A última etapa foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade de Campinas, em São Paulo. As passagens aéreas e o alojamento foram pagos pelos organizadores do concurso.

Fases

Foram realizadas seis etapas, sendo que as cinco primeiras através da internet. Durante as primeiras fases, as alunas foram desafiadas (por meio de textos, documentos, imagens e mapas) a responderem questões de múltipla escolha, elaboradas pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na última etapa, dissertativa, as estudantes concorreram com aproximadamente 300 equipes. Na prova, fizeram uma análise histórica da música Apesar de Você, de Chico Buarque, e, uma carta para a Comissão da Verdade, solicitando a investigação de um caso de desaparecimento de um homem, no período da ditadura.

"Relemos e refizemos as provas das fases passadas e nos prepararmos para a final", contou Izabella Leal. Para elas, o segredo do sucesso foi essa preparação, o interesse pela História e o comprometimento. "Tem que se interessar e ter curiosidade para pesquisar", destacou Júlia Leite.

Olimpiada1.JPGOlimpiada4.jpgOlimpiada3.jpg