Aluna participa do Parlamento Jovem, em Brasília

​A aluna Victória Costa Barbosa, do 2.º Ano/EM, turma MS, do Colégio Santa Maria Contagem, participou, entre os dias  21 e 25 de setembro, de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, realizada em Brasília. Trata-se do Parlamento Jovem Brasileiro, programa que reuniu 78 estudantes de todo o País. Para participar, Victoria Costa precisou elaborar um projeto de lei, apresentando melhorias para o Brasil. Foram realizadas 1.785 inscrições e 78 projetos foram selecionados.

Para tanto, os estudantes enviaram emendas de proposições de projetos de lei. Victória Costa acrescentou um dispositivo ao artigo da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que insere a disciplina da Ênfase no estudo do sistema político e da compreensão da atualidade, associada à criação e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso na grade escolar do Ensino Médio.

Os jovens que participaram do Parlamento atuaram como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretendeu despertá-los para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. "Compreender a função de um deputado é repensar o sistema político, é perceber que a participação ativa tanto dos jovens, quanto dos demais cidadãos, é essencial para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática", destacou Victoria Costa.

PJB 2015.jpg