Aluna do Colégio Santa Maria é modelo de cidadania

​Júlia Fernandes tem apenas nove anos, mas é capaz de gestos grandiosos. A aluna do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico, que já é conhecida pela comunidade escolar por seu gesto de solidariedade e exemplo seguido por outros alunos, Júlia Fernandes, do 4.º Ano/EF, turma DN, é finalista do Prêmio Bom Exemplo 2014 – Categoria Cidadania, uma iniciativa da TV Globo Minas, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

A estudante foi indicada ao prêmio graças ao seu gesto de solidariedade e amor ao próximo, com a doação de quatro cadeiras de rodas a instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral e idosos. A ação foi possível porque em menos de um ano, Júlia Fernandes conseguiu juntar milhares de lacres de latinhas de alumínio, que foram enviados para o Rotary Club de Blumenau (SC) e trocados por cadeiras de rodas. “Sinto muita felicidade em poder ajudar!”

Gentileza

O gesto de solidariedade foi pensado quando, em 2013, a família de Júlia Fernandes recebeu uma correspondência da Creche Tia Dolores, instituição com sede no bairro Saudade, que acolhe crianças carentes com paralisia cerebral, em agradecimento a uma doação feita pela família. A carta impressionou a garota, que quis retribuir a gentileza.

Para tanto, pesquisou no site da creche e descobriu que necessitavam de diversas doações, como cadeiras de rodas. Júlia Fernandes não perdeu tempo e conheceu a iniciativa da Rotary Club de Blumenau. Soube então que, para conseguir a doção de uma cadeira de rodas, precisaria juntar 80 garrafas PET cheias de lacres. Cada 140 quilos de lacres equivalem a uma cadeira de rodas.

Parceria

Rapidamente começou a juntar os lacres, porém, naquela época, o pai da estudante, Nélson Flaviano de Macedo, desanimou. “Estava olhando a garrafa e me concentrei na parte vazia, comecei a desanimar. A Júlia, entretanto, olhou para a parte cheia. Foi uma lição que aprendi.”

A partir daquele dia, a causa foi abraçada por um grupo ainda maior, formado pelos amigos de Júlia. Como todos perceberam que, sozinha, seria muito difícil conseguir o material, a família pediu a ajuda à comunidade escolar da Unidade Coração Eucarístico. Alunos, familiares, funcionários e professores se mobilizaram. “Contei com a ajuda dos meus colegas de classe e, em pouco tempo, de todos do Colégio. Uns traziam dois ou três lacres, outros, sacolinhas cheias de lacres.”

O gesto de Júlia teve repercussão. O grupo de doadores aumentou e a iniciativa teve projeção nacional. A família começou, então, a receber caixas com lacres de vários estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás. Inicialmente, a estudante pensava em doar apenas uma cadeira de rodas, mas o número chegou a quatro.

Prêmio

O Prêmio Bom Exemplo 2014 foi lançado em fevereiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. Nove categorias serão contempladas. São elas: Cidadania, Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano.

O prêmio destaca, desde 2010, em Minas Gerais, o esforço, a pesquisa, o trabalho e a realização de pessoas e organizações nas áreas selecionadas. As indicações são feitas por instituições parceiras. A Fiemg e o jornal O Tempo também apoiam a ação. Os cinco finalistas irão à votação popular e o vencedor será conhecido no dia 29 de abril.

IMG_1077.JPGIMG_1102.JPGIMG_1109.JPG