ALMG homenageia professor e aluna do Colégio

O professor de Matemática do Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova, Frederico Ferreira de Pinho Tavares, e a aluna da Unidade, Júlia Helena Pimenta Ferreira, responsáveis pela criação da Regressão de Júlia, uma nova opção para o cálculo de raízes quadradas, receberam o voto de congratulações da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

O requerimento, n.º 4.747/2023, de autoria da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, foi aprovado em dezembro do ano passado. A homenagem ficou registrada na coletânea dos documentos da ALMG.

A fórmula foi criada em abril de 2022, a partir do questionamento da estudante, à época com 11 anos. Motivado pela indagação, o professor desenvolveu um novo modelo para o cálculo. Aplicando conhecimentos avançados de Matemática, Frederico Ferreira chegou à formula final após um ano de estudo. Em homenagem à estudante, batizou-a de Regressão de Júlia.

Apresentada na Revista do Professor de Matemática, veículo de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Matemática, a fórmula surge como uma nova opção para o cálculo de raízes quadradas, além das tradicionais utilizadas em sala de aula.

Fotos de Frederico Ferreira e sua aluna, Júlia Helena Pimenta Ferreira.