A Igreja na atual conjuntura sociopolítica foi tema do 10.º Encontro da Caec

​Com o tema "Ser Igreja na atual conjuntura sociopolítica" foi realizado no último sábado, 14 de março, o 10.º Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de Belo Horizonte, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec). O encontro, que contou com cerca de 90 participantes, sendo 38 professores do Colégio Santa Maria, aconteceu no auditório do Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista), de 8h as 12h.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, ministrou palestra sobre o tema. Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), dom Joaquim Mol, foi nomeado pelo papa Francisco membro do Pontifício Conselho para a Cultura, que atua no diálogo da Igreja com a cultura em proximidade com os valores do Evangelho. Dom Mol preside, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a  Educação. Faz parte da diretoria das Edições da CNBB e preside  a Comissão para a Reforma Política, dentre outros.

Em sua palestra, destacou a importância do papel da escola católica na formação do aluno, à luz dos princípios que emanam do Evangelho. "Ser educador é ter a oportunidade diária de formar pessoas que respeitam o outro", destacou. Disse ainda que é fundamental a mobilização conjunta da sociedade para evitar a proliferação do "discurso do ódio". "Isso é belicoso, é uma relação de guerra. Precisamos de uma força conjunta (família, comunidade, escolas, ongs, judiciário, dentre outros) trabalhando na direção do que existe de melhor, o amor ao próximo."

Dom Mol também informou aos presentes que mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão empenhadas na discussão sobre o Projeto de Lei  de Iniciativa Popular, da Coalizão Democrática, pela Reforma Política.

O coordenador da Caec, Padre Edecildo Prado, Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, que mediou o encontro, destacando o tema a ser abordado. "A dinâmica de uma Igreja ‘em saída’, orientação do papa Francisco, exige dos católicos uma capacidade de compreender e dialogar com a sociedade contemporânea. Neste sentido, o 10º. Encontro da Caec, tendo como palestrante um homem da envergadura intelectual, humana e espiritual de Dom Mol, foi uma oportunidade de despertar e reforçar a mística da missão inerente à identidade do cristão."

Ainda durante o encontro, foi realizada uma apresentação da Orquestra de Câmara de Flauta Doce da Escola de Música do Colégio São Francisco de Assis, formado por alunos. O professor Eduardo Machado apresentou a Benção das Tecnologias.

DSC_1674.JPGDSC_1694.JPGDSC_1686.JPGIMG_0157.jpgDSC_1739.JPGDSC_1785.JPGDSC_1794.JPGDSC_1808.jpgIMG_0169_.jpg