A arte de superar os obstáculos

​Superação, amor, confiança, amizade e família. No dia 11 de abril essas palavras emocionaram os alunos do 3.º Ano/EM, da Unidade Floresta, que assistiram à palestra de David Cesar. Na verdade, não só uma palestra, mas também uma lição de vida, como disseram os próprios estudantes. O palestrante não possui os membros das pernas e dos braços, consequência de uma doença genética rara.

Durante sua palestra, David Cesar mostrou a todos que os obstáculos da vida são feitos para conseguirmos justamente alcançar as vitórias e quebrar as barreiras do preconceito. Os alunos ficaram fascinados com toda demonstração de superação.

”Subir as escadas é algo normal, fácil e para ele não. Foi uma vitória tão grande. Ele subiu os degraus, aquilo foi incrível! A gente sobe e desce todos os dias e não prestamos atenção”, destacou a aluna Aline Piteres Porto, do 3.º Ano/EM, turma JV,

Para David Cesar os pilares da sua formação são a religião, família e amigos. Esse fator também chamou a atenção de Aline Piteres. ”Um dos maiores aprendizados que se pode tirar da palestra é que todo mundo precisa de um apoio”, completou a aula.

Para o aluno do 3.º Ano/EM, turma JS, Marcelo Garzon Viana Colares, a motivação veio em boa hora, já que no fim desse ano os estudantes enfrentarão os vestibulares. “A gente fica dizendo que esse ano será muito difícil, de decisões. A palestra provou que, com força de vontade, podemos superar nossos problemas”, afirmou.

O palestrante também falou sobre o preconceito, tema bastante debatido pelos estudantes. Para o aluno Rafael Luís Silva, do 3.º Ano/EM, turma JB, falta respeito e educação. “Além da falta de respeito o olhar diferente, causa constrangimento”, ressaltou.

O aluno Raphael Moreira Gonçalves, do 3.º Ano/EM, turma JS, ficou impressionado com a agilidade de David Cesar. ”Ele escreveu com o lápis apoiado na bochecha e tem a letra totalmente legível. Quando vai aos restaurantes, disse que come sozinho. Isso serve muito como incentivo para nós”, disse o estudante.