26 de outubro – Dia do Matemático

​"Assim é a matemática. Uma luta constante entre números, fórmulas e teoremas. O mundo moderno é repleto de formas, números, retas, valores. Poucos são hábeis em enxergar a beleza por de trás dos números e, quando tentam explicar a paixão que os move, quase todos acabam insistindo em duas palavras: verdade e beleza.

Platão ensinava que ‘grandes caminhadas começam pela difícil decisão do primeiro passo.  Nesta caminhada, a matemática se apresenta muito mais que números, teoremas, fórmulas e macetes. Ela é feita de olhares, gestos, investigações, dúvidas, segredos e muita confiança. Sim, uma enorme confiança em cada linha de cálculo escrita, sem saber onde o resultado irá se apresentar.

O principal desafio do professor é mostrar aos alunos que a matemática está presente em várias situações do dia a dia e que a aplicabilidade dos conteúdos é mais ampla que apenas decorar fórmulas. Para isso é preciso estimular o aluno a ler, a investigar, a interpretar e a se reinventar, buscando suas próprias conclusões, algo que extrapole o livro didático.

A matemática está presente em tudo. Basta abrirmos os olhos para esse novo mundo e ir além de números e fórmulas. Afinal, segundo Albert Einstein, a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.

Então, que tal começar agora?"

Igor Magalhães Cunha

Wagner Tadeu Coelho Souza