Você está em:

Projetos de alunos são destaque na 25.ª UFMG Jovem

Estudantes do Colégio Santa Maria Minas posam para foto, ao lado da professora Graciele, em estande da 25ª UFMG Jovem, exibindo peças do trabalho científico sobre fast fashion.

Neste ano, 25 projetos de Iniciação Científica de alunos das Unidades Escolares do Colégio Santa Maria Minas são apresentados na 25.ª UFMG Jovem, nos dias sete e oito de outubro, no campus Pampulha. Participam jovens e adultos de 209 escolas da rede pública e 177 da rede privada, provenientes de 80 municípios de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. A feira reúne trabalhos de estudantes e professores da educação básica da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo as modalidades de educação profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Feira da Educação Básica da UFMG é uma mostra de trabalhos e projetos de diversas áreas do conhecimento, destacando o protagonismo dos estudantes e fortalecendo a interlocução da Universidade com a Educação Básica de Minas Gerais. Este ano, tem como tema “Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e busca promover a reflexão sobre a diversidade cultural e o potencial das tecnologias sociais.

Entrevista

O grupo de alunos da 1.ª Série/EM, da Unidade Betim, responsável pelo trabalho “Moda Sustentável – Os impactos socioambientais causados pelo Fast-Fashion”, foi entrevistado pela equipe responsável pelas redes sociais da UFMG Jovem. Formado pelos alunos Antônio Cajueiro da Matta, Eren Coelho Bretas, Izadora Ferrari, Júlia Tiemi, Luiza Gabrielly Rodrigues Alves e Maria Clara Teixeira, o grupo está apresentando seu projeto na 25.ª UFMG Jovem.

Ao longo da entrevista, os alunos apresentaram produtos criados a partir da exploração do tema, voltados para mineração urbana. O grupo ressignificou o resíduo, pensando em um novo ciclo, a partir das roupas de fast fashion. Orientados pela professora Graciele Batista Gonzaga, o grupo iniciou a pesquisa científica em 2023 e, desde então, várias ações foram realizadas.

Dentre elas pode-se destacar a apresentação em um ciclo de palestras da PUC Minas, a criação de almofadas para a biblioteca da Unidade e a produção de uma obra literária e artística reutilizando papéis de livros que seriam descartados. O projeto foi pautado nos objetivos sustentáveis da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde e bem-estar, consumo e produção responsável.