Estudantes do CSM Minas participam do MiniONU

A 22.ª edição do MiniONU, Modelo Intercolegial das Nações Unidas, realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, aconteceu entre os dias 9 e 12 de outubro, de modo remoto. Um grupo de estudantes do Colégio Santa Maria Minas, das Unidades Betim, Cidade Nova, Contagem, Coração Eucarístico, Floresta e Nova Lima, orientados pela Coordenadora de Área de Ciências Humanas – História, Tracy Cristine, participaram do projeto, que abordou o tema “A esperança que te move”.

A estudante da 1.ª Série/EM, da Unidade Floresta, Maria Luiza Vilela Francisco, participou do evento e destacou sua importância na discussão de temas contemporâneos. “Temos a oportunidade de debater sobre assuntos que não seriam abordados entre alunos do Ensino Médio. É um evento de conhecimento e troca de experiências, uma forma de entender o outro e a si mesmo”.

Participando do projeto pela segunda vez, o estudante da 1.ª Série/EM da Unidade Nova Lima, Davi Hernan dos Santos Rodrigues, também reforçou a importância do MiniONU, no que diz respeito à ampliação de conhecimento e perspectivas. “O tema abordado pelo comitê que participei foi a ‘Violação dos Direitos Humanos nos campos de detenção dos Estados Unidos’, algo totalmente diferente para mim. Foi uma grande troca de conhecimento”.

A coordenadora Tracy Cristine destacou que o projeto, além de enriquecer os estudantes do Ensino Médio com o conhecimento em temas importantes e promover a troca de experiências, ainda trabalha a inteligência emocional, a empatia, a resiliência e o espirito de cooperação do jovem. O MiniONU é um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado, que tem o objetivo de levar temas internacionais aos alunos do Ensino Médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo.