Você está em:

Colégio Santa Maria Minas tem 62 projetos aprovados na 13.ª FEBRAT

O Colégio Santa Maria Minas conquistou mais um importante reconhecimento nacional na área da Iniciação Científica. Ao todo, 62 projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica foram aprovados para participar da 13.ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (FEBRAT), organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre os 225 trabalhos selecionados para a feira, 28% são de autoria de alunos do Colégio Santa Maria Minas, o que reforça o protagonismo da instituição na formação de jovens pesquisadores comprometidos com a ciência, a inovação e a sustentabilidade.

“Essa conquista representa um notável reconhecimento do mérito científico de nossos estudantes e professores, bem como do investimento institucional na formação de jovens pesquisadores”, destacou Brian Diniz Amorim, coordenador de área de Iniciação Científica do Colégio Santa Maria Minas.

Reconhecimento à pesquisa escolar e à formação integral

A FEBRAT é uma das mais relevantes feiras científicas do país. O projeto de extensão é organizado e realizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), reunindo estudantes do Ensino Fundamental, Médio e/ou Profissional apresentam trabalhos desenvolvidos nas suas instituições de ensino sob orientação de seus professores.

A Feira vai acontecer nos dias 29 a 31 de outubro, no Centro Pedagógico da UFMG, no campus Pampulha. O tema é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em consonância com a 22.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A expressiva participação do Colégio Santa Maria Minas é resultado de um trabalho contínuo de incentivo à investigação científica desde as etapas iniciais da Educação Básica, com orientação de professores e acompanhamento pedagógico em todas as Unidades Escolares. Os projetos aprovados abrangem temas atuais e de impacto social, como sustentabilidade, saúde, diversidade, tecnologia e cidadania. Entre os trabalhos, destacam-se pesquisas sobre compostagem e reciclagem de resíduos, bioplásticos sustentáveis, desigualdade social, mudanças climáticas, inclusão de pessoas com deficiência e educação financeira.

Unidades com projetos selecionados

As Unidades Escolares do Colégio Santa Maria Minas contempladas na 13.ª FEBRAT incluem Betim, Cidade Nova, Contagem, Coração Eucarístico, Floresta, Nova Lima, Nova Suíça e Pampulha, demonstrando o engajamento de toda a comunidade educativa no desenvolvimento da cultura científica.

Cada trabalho aprovado reflete o compromisso dos estudantes e orientadores com a produção de conhecimento voltada à transformação social, em consonância com os valores cristãos e humanistas da instituição.

Confira a lista de trabalhos selecionados:

1 – Dos quintais aos jardins verticais: compostagem e solo saudável

2 – Impacto Climático na saúde cardiovascular: acidente vascular cerebral

3 – Mudanças Climáticas: por que a humanidade está destruindo o seu próprio futuro

4 – Raízes esquecidas: mudanças climáticas e povos indígenas

5 – Re.Criar: o uso das redes sociais ns reconstrução sustentável da moda liderada por jovens

6 –  1.ª revolução climática: semeando sustentabilidade em meio ao caos

7 – Tecnologias, lazer e conscientização ambiental: um diálogo necessário

8 – A Mandioca na produção de ecoplastico como alternativa para redução da poluição plástica.

1 – Alimentação Sustentável

2 – Ciclo Sustentável: a intersecção entre Compostagem e reaproveitamento de alimentos na comunidade

1 – Cartão vermelho ao racismo: reflexão sobre o futebol mineiro

2 – Impactos da desigualdade social no desempenho acadêmico dos estudantes do município de Contagem

3 – Eventos esportivos e sustentabilidade: caminhos para a consciência ambiental

4 – A influência das mídias digitais e do discurso de influenciadores nas bets: percepções de jovens do Ensino Médio

5 – Nutrição: escolhas assertivas para uma vida saudável – um estudo científico no contexto escolar

6 – As barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho da Região Metropolitana de BH

7 – A importância dos parques municipais de Contagem no enfrentamento dos desafios climáticos

8 – Entre palavras e poder: a naturalização do machismo na linguagem musical e seus efeitos na sociedade atual

9 – Ainda estou aqui: a importância da justiça de transição militar no Brasil

10 – A preservação da identidade territorial e cultural da comunidade Quilombola Arturos

11 – Educação financeira no mercado juvenil: implicações e impactos da falta de um ensino aprofundado

12 – A falta de informação sobre reciclagem e seus impactos no descarte sustentável das regiões metropolitanas de Minas Gerais

13 – O salário mínimo em Contagem: uma análise sobre o custo de vida e a percepção da população sobre sua eficiência

14 – Criação de slams sobre o Curupira e o Maskilili: os protetores da natureza (presencial)

15 – Vozes da floresta: o Curupira e o Maskilili como guardiões da natureza (presencial)

16 – Análise da frequência e intensidade de ondas de calor em Belo Horizonte nos últimos 50 anos (presencial)

17 – Times de futebol sustentáveis: como os clubes estão investindo em energia limpa e reciclagem

18 – Eco Inovação: gamificação na conscientização e educação sustentável

19 – Otimização do consumo de energia elétrica e seus impactos ambientais em escolas

20 – Tráfico ilegal de animais silvestres: diagnóstico de uma ameaça à biodiversidade brasileira

21 – A promoção da compra e adoção responsável: um estudo sobre conscientização e prevenção do abandono animal no município de Contagem/MG

1 – Gol de chumbo: futebol, música e imprensa no regime militar brasileiro (1964-85)

2 – Impactos da ditadura militar no contexto da criação de movimentos sociais agrícolas

1 – Os impactos climáticos na cafeicultura no Vale do Jequitinhonha

2 – Da natureza ao medicamento: desafios da produção diante do aquecimento global

3 –  Mudanças climáticas e sua relação com o branqueamento de corais em Pernambuco

4 – Impacto ambiental do excesso de embalagens das grandes marcas em seus produtos

5 – Sinal de fumaça: a ameaça dos vapes para jovens de 15 a 24 anos em Minas Gerais

6 – A emissão de poluentes causados por transportes terrestres

7 – Obtenção de adubo a partir da compostagem de roupas de algodão usadas

8 –  Produção de tijolos via reciclagem de PET e roupas

9 – Agronegócio no Centro-Oeste brasileiro e seu impacto no aquecimento global

10 – Áreas verdes e mudanças ambientais urbanas em Belo Horizonte

11 – Do lixo à arte: ações sociais de sustentabilidade aplicadas nas artes plásticas

12 –  A biotecnologia na modificação de culturas para resistência climática

13 –  Impacto das mudanças climáticas no pequi do Cerrado mineiro e nos povos da região

1 – Desenvolvimento e caracterização de bioplástico da babosa e amido de milho

1 – Desenvolvimento de protótipo para armazenamento de energia em sistemas fotovoltaicos

1 – Foreverhome: a prática da adoção na vida de casais

2 – Monitoramento participativo da fauna: formação cidadã e responsabilidade ambiental

3 – Raízes indígenas: como a influência ancestral desses povos ainda molda o Brasil nos dias atuais

4 – Consciência eleitoral: a necessidade da educação política nas escolas brasileiras

5 – Análise dos impactos da introdução precoce de alimentos ultraprocessados na vida emocional de estudantes

6 – Pobreza menstrual: banalização da vulnerabilidade social

7 – A falta de transporte adaptado para PCDs

8 – Nutrisento: alimento saudável, direito de todos (categoria F)

9 – Discurso e influência: o poder da linguagem nas interações e relações estabelecidas em uma sociedade digital

10 – O oceano desconhecido: por que sabemos mais do espaço do que do mar

11 – Efeitos sociais e econômicos do futebol no Brasil

12 –  Moda e educação: a interseção entre vestimenta docente e relações aluno-professor

13 – SEGDRONES: drones para segurança e replantio ambiental (categoria F)