12 filmes sobre as Olimpíadas

Para os seguidores do Colégio Santa Maria Minas nas redes sociais, quarta-feira é dia de conferir o desafio preparado pela equipe de professores de Educação Física. O projeto “Santa Maria Minas em Ação” surgiu em 2020, durante a pandemia da Covid-19, com uma proposta de manter a comunidade escolar em movimento por meio de atividades físicas e esportivas, além de proporcionar momentos de alegria e descontração.

Em clima de Olimpíadas, essa mesma equipe selecionou uma lista de filmes que abordam o tema, como sugestão para o recesso escolar de julho. Tem histórias de doping, racismo, terrorismo e, claro, superação e muito esporte!

Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo (2014)

Título Original: Foxcatcher

A história da equipe de luta greco-romana patrocinada pelo bilionário John du Pont. O time visava dar todas as possibilidades para que atletas norte-americanos fossem classificados para as Olimpíadas de Seul, em 1988. O grupo tinha como principal estrela Mark Schultz, campeão olímpico em 1984, que acreditava estar ainda na sombra do irmão, Dave Schultz, também medalhista de ouro em Los Angeles 1984.

Onde assistir: Paramount Plus | Oi Play | Google Play | Claro Vídeo | Microsoft Store | Apple iTunes

Carruagens de Fogo (1981)

Título Original: Chariots of Fire

Este clássico de 1981 não pode ficar de fora quando falamos de Olimpíadas. A obra mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924.

Onde assistir: Desculpe. Não conseguimos encontrar qualquer oferta streaming.

B1 – Tenório em Pequim

O documentário produzido por brasileiros mostra a preparação do judoca Antônio Tenório para disputar a quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). O atleta é um dos poucos no mundo competindo tanto nos campeonatos paralímpicos quanto nos regulares.

Onde assistir: Globo Play | Hunter Filmes

Vitórias de uma Vida (2014)

Título original: The Gabby Douglas Story

O longa apresenta toda a trajetória de Gabby Douglas, a primeira ginasta negra a vencer uma medalha olímpica. A norte-americana levou o ouro no individual geral e o ouro por equipes em Londres (2012), se tornando também a primeira atleta do país a vencer as duas provas na mesma olimpíada.

Onde assistir: Looke | Claro Video | Now | Apple iTunes | Microsoft Store | Google Play

Ícaro (2017)

Título Original: Icarus

Documentário que se propôs a investigar os casos de doping com foco no ciclismo. No entanto, o caso se complica quando o diretor do laboratório nacional anti-doping da Rússia, Grigory Rodchenkov, revela a existência de um esquema grande de uso de substâncias ilegais por atletas russos para as Olimpíadas acobertado pelo governo do país.

Onde assistir: Netflix

Invencível

Título Original: Unbroken

A cinebiografia conta a história de Louis Zamperini (Jack O’Connell), filho de imigrantes italianos e corredor olímpico, que é preso e torturado pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, o avião em que estava caiu no Oceano Pacífico por falha mecânica e o soldado sobreviveu seis semanas no mar dentro de um bote. Ele é resgatado pelos japoneses e mantido preso até o desfecho da guerra.

Onde assistir: Amazon Prime | Apple iTunes | Claro Video | Google Play

Ouro, suor e lágrimas (2014)

Título Original: Ouro, suor e lágrimas

O documentário brasileiro tem como foco o vôlei e mostra o desempenho das seleções masculina e feminina no Brasil entre 2001 e 2012 – período de maior vitórias de nossos atletas.

Onde assistir: Canal Brasil

Raça (2016)

Título Original: Race

Este drama conta a história de uma das figuras mais emblemáticas do esporte: Jesse Owens. Além dos desafios como atleta, Owens enfrentou o racismo na Olimpíada de 1936, que ocorreu em Berlim em plena Alemanha Nazista.

Onde assistir: HBO Go | Oi Play | Google Play | Apple iTunes

Olympia (1938)

Olympia, parte 1: Ídolos do Estádio (1938)
Título Original: Olympia – Fest der Völker

Olympia, parte 2: Vencedores Olímpicos (1938)
Título Original: Olympia – Fest der Schönheit

O documentário alemão é sobre as Olimpíadas de 1936. A obra é polêmica, porque existem rumores de que seu diretor era conivente com o nazismo. Um dos destaques da obra também é o desempenho de Jesse Owens.

Onde assistir: Looke

Munique (2005)

Título Original: Munich

O filme retrata a tragédia real acontecida durante as Olimpíadas de Munique em 1972. Após atentado fatal no alojamento de atletas israelenses, um agente (Eric Bana) vai atrás de palestinos para encontrar os culpados.

Onde assistir: Now | Apple iTunes | Microsoft Store | Claro Video

O Caso de Richard Jewell (2019)

Título Original: Richard Jewell

Durante os Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, o segurança Richard Jewell encontra uma mochila com explosivos e luta para evacuar um parque antes que a bomba exploda. Ele ajuda muitas pessoas e fica famoso pelo ato heroico. Mas logo o FBI começa a suspeitar do segurança e um advogado (Leonardo DiCaprio) o defende num caso de terrorismo.

Onde assistir: Oi Play | Apple iTunes | Google Play | Microsoft Store

Visions of Eight (1973)

O documentário apresenta a visão de oito cineastas sobre a Olimpíada de 1972, em Munique, na Alemanha. Os jogos foram marcados por um ataque terrorista em acomodações de equipes israelenses, organizado pelo grupo terrorista palestino Setembro Negro. O atentado resultou na morte de 12 pessoas, entre atletas e treinadores (e um policial).

Trailer Onde assistir: AQUI (lembre-se de ativar a legenda)