Carta aberta à comunidade educativa – Comissão de Ecologia Integral
Na busca de preservarmos a nossa Casa Comum, inicialmente, convidamos a todos à adoção de ações simples, porém eficazes e que podem ser aplicadas em todos os locais de convivência, seja no ambiente educacional, familiar ou do trabalho. São elas:
🍃 Análise constante do consumo de água, energia e plástico, para evitar o desperdício e a produção de resíduos não recicláveis;
🍃 Evitar o desperdício alimentar e repensar os processos de coleta seletiva de resíduos;
🍃 Diminuição da quantidade de papel utilizada, com atenção especial para as impressões, que devem ser realizadas somente quando necessário;
🍃 Conscientização sobre a forma como nos alimentamos: dar preferência para alimentos vegetais e provenientes da agricultura familiar.
Ao mesmo tempo, informamos com alegria que um grupo de professores e servidores técnicos administrativos de várias instituições ligadas à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) está executando um Projeto Piloto denominado Casa Mãe, que articula os princípios da Laudato Si’ e das premissas da Ecologia Integral com o cotidiano das escolas. Participam do projeto 17 instituições de ensino de Belo Horizonte, entre elas o Colégio Santa Maria Minas em parceria com os cursos de licenciatura da PUC Minas.
Como explica Francisco, em sua Encíclica, tudo está interligado. Portanto, façamos a nossa parte: vamos nos comprometer a cuidar de nossa relação com Deus, com todas as criaturas e com a Terra.