Definições sobre as mensalidades

Belo Horizonte, 7 de abril de 2020

Prezados Pais e/ou Responsáveis pelos Alunos do Colégio Santa Maria Minas,

Desde a suspensão das aulas presenciais, com a imediata adoção de medidas para a implantação do Regime Remoto de Ensino, o CSM Minas, juntamente com a Sociedade Mineira de Cultura (SMC), nossa mantenedora, vem estudando a adoção de medidas de caráter financeiro que têm o objetivo de flexibilizar o pagamento das mensalidades durante esse período. Nesse sentido, queremos informar-lhes sobre tais decisões que, na responsabilidade da gestão desta escola, estão sendo possível adotar.

Esta é uma boa notícia em um cenário em que, em função da pandemia do coronavírus, a retração da economia atinge a todos – empresas e trabalhadores. A SMC e o Colégio Santa Maria Minas se solidarizam com os responsáveis
pelos nossos alunos que, neste momento, enfrentam dificuldades para manter a adimplência. E faz este esforço para que todos superemos este momento e, ao mesmo tempo, possamos garantir a operação do Colégio e a manutenção
de seus quadros docente e técnico-administrativo. Salientamos, portanto, que tais medidas representam o limite de nossas possibilidades em termos da sustentabilidade do Colégio.

Cabe lembrar que mesmo sem as aulas presenciais, como já foi reiteradamente explicado, o custo operacional do CSM Minas praticamente não sofreu redução. Nossos principais custos fixos permanecem e o Colégio, para viabilizar o ensino remoto, teve que buscar soluções tecnológicas e um empenho mais intenso dos professores para que viabilizássemos o regime remoto de ensino. Temos clareza que, apesar de formarmos um coletivo, as necessidades e possibilidades de cada família são muito específicas. Por isso, optamos por fazer uma análise individual, aluno por aluno, pois, individualmente, buscaremos soluções distintas, mas eficientes e que sejam fruto do diálogo e bom senso.

Além disso, faz-se imperioso esclarecer também que uma solução padrão poderia ter impactos insustentáveis para o CSM Minas. O drama desta pandemia nos atinge a todos e temos que, de modo solidário e sereno, trabalhar para sairmos dela juntos, reduzindo todos os danos possíveis – para alunos(as), pais, mães e responsáveis, para professores e funcionários e para a Instituição.

Apresentamos-lhes a seguir as medidas tomadas no sentido de dar mais e melhores condições aos pais e responsáveis de nossos alunos e alunas neste momento tão desafiador para todos.

1. Possibilidade de prorrogação do vencimento das parcelas de abril, maio e junho, vencíveis no 5.º dia útil, para pagamento até o último dia útil do respectivo mês do vencimento, sem a cobrança de encargos.

2. Possibilidade de reparcelamento, através de cartão de crédito, até o mês de dezembro, das mensalidades de abril, maio e junho, sem a cobrança de encargos. Os responsáveis que precisarem, poderão aderir ao parcelamento
diretamente no portal do CSM Minas.

3. Possibilidade de parcelamento das mensalidades de abril, maio e junho, em duas vezes, sendo a primeira parcela no vencimento e a segunda no prazo de 180 dias.

4. Independentemente da adimplência do pagamento das mensalidades, todas as bolsas de estudos serão mantidas até junho/2020, mesmo nos casos em que há regras expressas condicionando o benefício ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento.

5. Suspensão da cobrança das mensalidades das atividades extracurriculares até o mês do reinicio das atividades presenciais.

Para mais esclarecimentos e adesão ao reparcelamento ou prorrogação de débitos, acesse a Área do Responsável no Portal do Colégio Santa Maria Minas.

Atenciosamente,

Diretoria-Geral do Colégio Santa Maria Minas