Professora do Colégio é única selecionada de MG a participar de prêmio nacional

A professora do Colégio Santa Maria Minas, Janaína Fernandes Pessoa, foi a única selecionada em Minas Gerais para participar da 1ª edição do “Prêmio Professor Transformador”, realizado pela Base2Edu, em parceira com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O prêmio é voltado para professores da educação básica de todo o país.
Janaína Fernandes, que é professora da Unidade Cidade Nova, foi selecionada com o projeto “Fábrica de Aventuras”, que convida o aluno a vivenciar as aventuras da produção de um texto e transformá-lo em uma animação, por meio de um aplicativo para smartphone. Como explica a professora, o projeto promove o desenvolvimento das habilidades presentes na BNCC, refente à Lingua Portuguesa, considerando os objetivos e interesses dos alunos.
A fundamentação teórica se baseia nas metodologias ativas da aprendizagem e da aprendizagem criativa, os 4 P’s: paixão, pensar brincando (play), pares e projeto. “Escrever um texto é uma grande aventura. O autor passa por diversos desafios até chegar ao produto final. Pensando nisso, surgiu o nome do projeto, Fábrica de Aventuras”, destaca Janaína Fernandes. O projeto desenvolve o protagonismo do aluno e as atitudes coerentes com os valores de colaboração, respeito, gratidão, empatia e partilha.