Você está em:

Trilhas de Aprofundamento 2022

No Novo Ensino Médio, que começa a ser implementado em 2022, dois conjuntos de aprendizagens vão compor o currículo desse segmento de ensino: a Formação Geral Básica (FGB), que é a parte comum para todos os estudantes, e os itinerários formativos, que vinculam as competências das áreas do conhecimento (BNCC) aos seguintes eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Os itinerários formativos compreendem o Projeto de Vida, os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento (organizadas a partir de uma ou mais áreas do conhecimento).

Conheça as Trilhas de Aprofundamento que serão ofertadas aos estudantes da 1.ª Série do Ensino Médio em 2022 pelo Colégio Santa Maria Minas.

Cidadania Global – Ciências Exatas

Cidadania Global – Vida, Saúde e Natureza

Cidadania Global – Humanidades


Como escolher a Trilha de Aprofundamento?

A escolha deve ser feita entre 22 de dezembro de 2021 e 21 de janeiro de 2022. Conheça os critérios/normas para a escolha da Trilha de Aprofundamento:

▪️ Orientações para escolha da Trilha de Aprofundamento

⚠️ A oferta das Trilhas de Aprofundamento está condicionada ao número de estudantes interessados.

 

Caso o(a) estudante deseje, será possível trocar a Trilha posteriormente? Sim! O Novo Ensino Médio é baseado na flexibilidade e no protagonismo do(a) estudante. Por isso, é possível mudar de trilha formativa ao longo do percurso. As escolas são responsáveis por garantir a equivalência de aprendizagens e aproveitamento de estudos dos alunos transferidos de outras escolas ou que optam por escolher outra trilha de aprofundamento. No Colégio Santa Maria Minas, será possível trocar de trilha formativa de aprofundamento durante a matrícula para o ano letivo subsequente.


Travessia – Rumo ao Ensino Médio

Junto às orientações que os estudantes receberam ao longo do ano letivo de 2021, por meio do componente curricular Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, o Colégio Santa Maria Minas também preparou o projeto “Travessia – Rumo ao Ensino Médio”, com o objetivo de ajudá-los em suas escolhas e tornar a passagem do Ensino Fundamental ao Médio uma das melhores experiências da Educação Básica.

Em caso de dúvidas sobre o Novo Ensino Médio, acesse a página especial sobre o projeto “Travessia – Rumo ao Ensino Médio” ou converse com a Coordenação Pedagógica da Unidade Escolar em que o(a) estudante está matriculado.