Você está em:

Ensino Fundamental

​O Colégio Santa Maria Minas orienta os alunos, inquietos aprendizes, no início de sua vida social, fortalecendo relações de amizade e fraternidade, ao mesmo tempo em que ensina e valoriza a ética e a integridade, tão importantes na formação do caráter de futuros cidadãos.

O Ensino Fundamental destina-se à formação das crianças e dos pré-adolescentes, variando em conteúdos e métodos. Tem por finalidade proporcionar aos educandos os conhecimentos científicos, segundo seu desenvolvimento, nas diferentes áreas do saber, de forma sistemática, progressiva e contínua, através de atividades diversas.

Nesse segmento, destacam-se os conteúdos que fazem sentido para a vida e que favorecem a aprendizagem permanente. Para tanto, são utilizadas metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, da argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, além de desenvolver o espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. (PCN 5.º ao 8.º Ano, 1998, p. 44).

Nesse sentido, o objetivo do Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão, mediante:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social (BRASIL, LDB, Art. 32, Lei 9.394/96).

Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada aluno, incentivando-o a descobrir e experimentar (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas – apenas direcionando-o e incutindo o hábito do “fazer e pensar sobre”.

O Colégio Santa Maria Minas, indica uma série de sites que oferecem jogos que além de educar, promovem a capacidade de raciocínio da criança.

TV Cultura

Sites que reúnem e disponibilizam diversos links. É simples, colorido e educativo. Oferecem jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.

http://www.tvratimbum.com.br/ 

http://www.tvcultura.com.br/cocorico/jogos.html

A Cor da Cultura

http://www.acordacultura.org.br

É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.

As Verdades Verdadeiras da Alzira Zulmira

Essa personagem foi criada para divertir e, enquanto diverte, incentiva o pensamento e o uso criativo da linguagem. O site traz histórias que buscam introduzir a riqueza das expressões coloquiais, idiomáticas e gírias típicas do Português falado no Brasil. Oferecem também jogos, culinária, links para crianças, letras de cantigas de roda e muito mais.

http://www.alzirazulmira.com

Turma do Chiquinho

Desenvolvido pela TV1, o site combina entretenimento e educação por meio de temas atuais do universo infantil. Cada um dos personagens que forma a turma é especializado em um assunto. Destaque para a seção de “Games”, em que se pode jogar a “Batalha das Bactérias” e o “Jogo do Apagão”.

http://www.turmadochiquinho.com.br 

Terra Kids

Com layout simples e fácil de acessar, oferece jogos que estimulam raciocínio matemático, lógica e atenção, voltados para crianças. Confira o “Space Tour”, no qual o jogador tem de ajudar um alienígena a conhecer os planetas do Sistema Solar.

http://www.terra.com.br/criancas/jogos.htm

Banana Games

Grande variedade de jogos on-line. No site Banana Kids, os menores se divertem aprendendo!

http://www.bananagames.com.br/gamesonline/

Catraios

Esse portal português, voltado para Educação Infantil e Ensino básico, oferece vários jogos educativos para crianças de 2 a 12 anos. Em “A Orquestra do Bilhó”, por exemplo, as crianças aprendem jogando como é a formação de uma orquestra.

http://www.catraios.ipb.pt

Central de Jogos

Jogos educativos de alta qualidade, sempre em disputas on-line entre dois ou mais participantes. Quiznet – jogo de perguntas e respostas. Acromania – jogo de montar frases com letras sorteadas aleatoriamente. Stop – versão online do tradicional jogo. Xadrez – jogo clássico de estratégia.

http://www.centraldejogos.com.br

Canal Kids

Experimente jogar o “Cata Sucata”, o jogo da coleta seletiva de lixo. Você aprende e se diverte jogando nas latas certas alguns tipos de lixo que podem ser reaproveitados: metal (lata amarela), papel (lata azul) e vidro (lata verde).

http://www.canalkids.com.br/diversao/jogos

Pulga na Ideia

Site de Ciências e Física para crianças. Dicas e textos explicativos com jogos e brincadeiras.

http://www.pulganaideia.com.br

Recreio on-line

Site da revista infantil que traz jogos tradicionais e fáceis de acessar como batalha naval, jogo da velha, damas, jogo da memória e campo minado.

http://recreionline.abril.uol.com.br/

Site da Tia Andréa

O objetivo da Home Page é de que crianças, pais e educadores possam conhecer sites que incentivam, educam e também possam se divertir!

http://blog.clickgratis.com.br/siteseducativos

Eco Kids Brasil

Este site, voltado ao público infantil, não tem a pretensão de esgotar o assunto sobre ecologia e nem pretende “dar aulas” sobre o tema. Ele foi idealizado com o intuito de passar para as crianças, através de entretenimento, noções de cidadania e, sobretudo, despertar seu interesse em conhecer a natureza e o meio ambiente.

http://www2.uol.com.br/ecokids/index.htm

BrinqueBook

Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.

Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.

http://www.brinquebook.com.br/ 

Ruth Rocha

Há um bom número de histórias infantis disponíveis, inclusive alguns contos da escritora narrados por ela mesma, e algumas canções do grupo Palavra Cantada. O site é recomendado para crianças de 5 a 7anos.

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm

Aprender Legal

http://www.atividadeseducativas.com.br/ 

Site que reúne diversas atividades educativas. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial. É recomendado para todas as idades.

Coleção Diário de um Banana

Greg Heffley

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em ‘Diário de um Banana’, Greg conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.

O menino do Dedo Verde

Maurice Druon

Nesta história de Maurice Druon, recheada de humor e poesia, Tistu é o menino do dedo verde, personagem de um dos maiores clássicos da literatura mundial – infanto-juvenis.

O menino maluquinho

Ziraldo

Na obra infantil, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

Noticias da rua do dente de leite

Anna Russelmann

Neste livro as crianças aprendem como os dentes vivem em luta permanente contra as cáries. E ao mesmo tempo são despertadas para a importância da escovação.

Coleção Quem Tem Medo

Ruth Rocha

Nos livros da COLEÇÃO “QUEM TEM MEDO”, Ruth Rocha de forma lúdica,  em um divertido jogo de palavras, utilizando muitas rimas transforma  o grande medo em um medinho de nada. Tudo isto, dialoga com muito humor com as ilustrações de Mariana Massarani.