Você está em:

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Santa Maria Minas atende a crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, compreendendo Maternal II, Maternal II, 1º Período e 2º Período. Apresenta uma proposta sistemática, planejada e ordenada, com objetivo de atender às necessidades psicossociais da criança, criando condições adequadas para o desenvolvimento harmonioso de seus aspectos físicos, socioemocionais e cognitivos.

O Colégio Santa Maria Minas adota a concepção de que as crianças aprendam sendo elas próprias o sujeito da aprendizagem, um processo pessoal, intransferível e contínuo, com respeito a individualidade e possibilidades de cada um. Assim, o lúdico, o artístico e o científico se completam dentro de um currículo voltado para a sistematização agradável, contínua e gradual por meio de experiências com o mundo.

Os educadores, altamente preparados, acolhem cada criança com carinho e procuram contribuir para que elas fortaleçam relações de amizade e fraternidade, e ao mesmo tempo, aprendam desde cedo a valorizar a ética, o respeito e a integridade, tão importantes na formação de futuros cidadãos.

O Colégio Santa Maria Minas, indica uma série de sites que oferecem jogos que além de educar, promovem a capacidade de raciocínio da criança.

TV Cultura

Sites que reúnem e disponibilizam diversos links. É simples, colorido e educativo. Oferecem jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.

http://www.tvratimbum.com.br/ 

http://www.tvcultura.com.br/cocorico/jogos.html

A Cor da Cultura

http://www.acordacultura.org.br

É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.

As Verdades Verdadeiras da Alzira Zulmira

Essa personagem foi criada para divertir e, enquanto diverte, incentiva o pensamento e o uso criativo da linguagem. O site traz histórias que buscam introduzir a riqueza das expressões coloquiais, idiomáticas e gírias típicas do Português falado no Brasil. Oferecem também jogos, culinária, links para crianças, letras de cantigas de roda e muito mais.

http://www.alzirazulmira.com

Turma do Chiquinho

Desenvolvido pela TV1, o site combina entretenimento e educação por meio de temas atuais do universo infantil. Cada um dos personagens que forma a turma é especializado em um assunto. Destaque para a seção de “Games”, em que se pode jogar a “Batalha das Bactérias” e o “Jogo do Apagão”.

http://www.turmadochiquinho.com.br 

Terra Kids

Com layout simples e fácil de acessar, oferece jogos que estimulam raciocínio matemático, lógica e atenção, voltados para crianças. Confira o “Space Tour”, no qual o jogador tem de ajudar um alienígena a conhecer os planetas do Sistema Solar.

http://www.terra.com.br/criancas/jogos.htm

Banana Games

Grande variedade de jogos on-line. No site Banana Kids, os menores se divertem aprendendo!

http://www.bananagames.com.br/gamesonline/

Catraios

Esse portal português, voltado para Educação Infantil e Ensino básico, oferece vários jogos educativos para crianças de 2 a 12 anos. Em “A Orquestra do Bilhó”, por exemplo, as crianças aprendem jogando como é a formação de uma orquestra.

http://www.catraios.ipb.pt

Central de Jogos

Jogos educativos de alta qualidade, sempre em disputas on-line entre dois ou mais participantes. Quiznet – jogo de perguntas e respostas. Acromania – jogo de montar frases com letras sorteadas aleatoriamente. Stop – versão online do tradicional jogo. Xadrez – jogo clássico de estratégia.

http://www.centraldejogos.com.br

Canal Kids

Experimente jogar o “Cata Sucata”, o jogo da coleta seletiva de lixo. Você aprende e se diverte jogando nas latas certas alguns tipos de lixo que podem ser reaproveitados: metal (lata amarela), papel (lata azul) e vidro (lata verde).

http://www.canalkids.com.br/diversao/jogos

Pulga na Ideia

Site de Ciências e Física para crianças. Dicas e textos explicativos com jogos e brincadeiras.

http://www.pulganaideia.com.br

Recreio on-line

Site da revista infantil que traz jogos tradicionais e fáceis de acessar como batalha naval, jogo da velha, damas, jogo da memória e campo minado.

http://recreionline.abril.uol.com.br/

Site da Tia Andréa

O objetivo da Home Page é de que crianças, pais e educadores possam conhecer sites que incentivam, educam e também possam se divertir!

http://blog.clickgratis.com.br/siteseducativos

Eco Kids Brasil

Este site, voltado ao público infantil, não tem a pretensão de esgotar o assunto sobre ecologia e nem pretende “dar aulas” sobre o tema. Ele foi idealizado com o intuito de passar para as crianças, através de entretenimento, noções de cidadania e, sobretudo, despertar seu interesse em conhecer a natureza e o meio ambiente.

http://www2.uol.com.br/ecokids/index.htm

BrinqueBook​

Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.
Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.

http://www.brinquebook.com.br/ 

Ruth Rocha

Há um bom número de histórias infantis disponíveis, inclusive alguns contos da escritora narrados por ela mesma, e algumas canções do grupo Palavra Cantada. O site é recomendado para crianças de 5 a 7anos.

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm

Aprender Legal

http://www.atividadeseducativas.com.br/ 

Site que reúne diversas atividades educativas. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial. É recomendado para todas as idades.​​​

Bibi vai para a sua cama

Alejandro Rosas

Bibi adora dormir com os pais, no entanto, estava crescendo e um dia se sentiu incomodada. Foi quando a menina fez uma grande descoberta: a sua cama era a mais gostosa do mundo! Este livro faz parte da Coleção Primeiras Decisões e de uma forma bem divertida ajuda a criança em situações difíceis.

Quer conhecer minha casa?

Jonas Ribeiro

Neste livro, um garoto convida o leitor para conhecer sua casa por dentro. Apresenta os cômodos e seus familiares de forma divertida, além de incluir belas ilustrações que ajudam a criança identificar diferentes espaços da casa onde vive.

O dia a dia de Dadá​​​​​​

Marcelo Xavier

A história sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar, conta como é o dia de uma menina. Apresenta os hábitos de higiene e alimentação, a escola e o lazer.

Qual é a cor do amor?

Linda Strachan e David Wojtowycz

O livro apresenta as cores de modo divertido às crianças, contando a história de um elefantinho que deseja saber a cor do amor. Vários animais da floresta tentam ajudá-lo, mas somente sua mãe lhe dá a resposta que procurava.

A onça e o saci

Pedro Bandeira

É uma história divertida do folclore brasileiro em que a onça malvada decide caçar o saci. Será que o saci vai cair na armadilha da dona onça? Quem consegue vencer a esperteza do saci?​