Você está em:

Tráfico Humano é tema da Campanha da Fraternidade 2014

 

CF 2014.jpg 

A Campanha da Fraternidade 2014 será lançada na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5 de março, com o tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema "É para a Liberdade que Cristo nos Libertou". Apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha tem como objetivo diminuir o tráfico humano e incentivar as pessoas a denunciarem esse crime, que tem se tornado uma das questões sociais mais graves da atualidade.

A Organização das Nações Unidas (ONU), no Protocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como "o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração". 

Ainda de acordo com a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente US$ 32 bilhões em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. Trata-se de uma prática que resulta na exploração e violação do direito das pessoas, ofendendo assim, os direitos humanos, pois oprime e escraviza. É um crime que fere a dignidade humana e limita sua liberdade.

O objetivo da campanha é erradicar o crime, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus. É preciso identificar as causas e tipos de tráfico, denunciar, promover ações de prevenção e resgate, além da reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.

 

 

 

Links para consulta:

http://www.cnbb.org.br/campanhas-1/fraternidade

http://www.portalkairos.net/cf2014/