Você está em:

Seleção Natural na prática

​O processo de Seleção Natural foi estudado pelas turmas de 7.º Ano/EF, da Unidade Betim, com aulas teóricas e uma aula prática muito divertida, buscando aumentar o interesse do aluno e potencializando seu aprendizado sobre o tema.

Os alunos foram levados ao pátio do Colégio, cada um carregando um objeto para representar o bico de um pássaro, como uma colher ou uma pinça. Grãos foram colocados em uma bandeja e os alunos tiveram de disputar o alimento, como se fossem aves. Desta forma, descobriram qual tipo de bico estaria mais adaptado ao alimento.

Ainda de acordo com o experimento, o aluno que conseguiu pegar mais grãos representa o pássaro que foi selecionado pelo ambiente e, consequentemente, consegue se desenvolver e reproduzir. Já aquele que não conseguiu se alimentar acaba morrendo, não reproduzindo, podendo, então, levar sua espécie a extinção. Esta prática resume o processo de Seleção Natural elucidado pelo pesquisador Charles Darwin e proporciona maior participação e interesse do aluno.

 

00001.JPG00002.JPG00003.JPG00004.JPG