Na luta contra o HPV

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde lançaram uma campanha de vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos, com o apoio das escolas públicas e privadas do Brasil. O Colégio Santa Maria participará da campanha, oferecendo a 1.ª dose, conforme calendário abaixo.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o "Termo de Recusa" devidamente preenchido e assinado.

HPV-Vacinação.jpg

Saiba mais

O papiloma vírus humano (HPV) é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres e a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18).

A meta do governo federal é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas em todo o país. A imunização é feita em três doses: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. As duas últimas doses serão oferecidas nas Unidades de Saúde.

Mais informações:

CALENDÁRIO DA APLICAÇÃO DA VACINA CONTRA O HPV NAS UNIDADES DO COLÉGIO SANTA MARIA​ ​ ​
​UNIDADE​DATA​HORÁRIO
​CONTAGEM11/03​13h