Agora somos nove

​O Colégio Santa Maria, primeira instituição de ensino de Belo Horizonte, que comemora 110 anos de história anuncia o ingresso de mais uma Unidade à sua rede de ensino. Trata-se do Colégio Santa Maria Medianeira, voltado ao atendimento das crianças menos favorecidas economicamente, o ícone do compromisso social da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Escola Santa Luzia, como era conhecida, situada na Rua Itabirito, 333, bairro Santa Efigênia, foi idealizada pelas Obras Sociais Nossa Senhora Medianeira, no ano de 1982, por iniciativa do Padre Bernardino Batista dos Santos. "Por se tratar do ingresso à rede de ensino do Colégio Santa Maria, da Arquidiocese de BH, a comunidade da região terá muito interesse em matricular seu filho. Após o anúncio de integração, cerca de 100 novos alunos, com perfil de bolsista, já foram matriculados", destacou Padre Bernardino Batista, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia.

De acordo com a coordenadora de ensino da nova Unidade, Prof.ª Neyde Dallariva Soares, é uma honra para a comunidade receber a ajuda do Colégio Santa Maria. "Precisamos expandir e oferecer qualidade de ensino para toda a região".  Neyde Dallariva está na direção da Unidade há 20 anos. A Unidade Medianeira oferece educação escolar do Maternal II ao 5.º Ano/EF, nos turnos da manhã e tarde.

Das mais belas tradições

Não é a primeira vez que o Colégio Santa Maria oferece ensino de qualidade à população carente. Em 1917, quando ainda era dirigido pelas Irmãs Dominicanas, religiosas francesas dedicadas à educação e ao trabalho pastoral, o Colégio Santa Maria inaugurou a Escola Santa Catarina, oferecendo educação gratuita de qualidade, sob os preceitos católicos.

Fundado em 1903, o Colégio Santa Maria é uma instituição de ensino católica, vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte e mantida pela Sociedade Mineira de Cultura. Primeira instituição de ensino de Belo Horizonte, celebra uma história que se mistura à do nascimento da capital. Do sonho de criação de um colégio católico com ensino de qualidade, materializado pelas Irmãs Dominicanas, à formação educacional de várias gerações, muitos são os motivos para comemorar. Atualmente são  nove Unidades localizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima e o atendimento a mais de 11 mil alunos.

O Colégio Santa Maria é referência na educação básica, alcançando altos índices de aprovação em instituições de ensino superior. Comprometido com a dignidade humana, oferecendo uma formação fundamentada nos valores cristãos e princípios éticos, o Colégio Santa Maria segue o Plano de Ações Curriculares. Trata-se de um conjunto de normas e métodos que visam nortear o trabalho de todas as Unidades, garantindo um elevado padrão de qualidade e excelência no ensino. O Colégio Santa Maria norteia-se pelos seguintes princípios básicos: Ciência, Fé, Amor e Disciplina.