110 anos das mais belas tradições

O Colégio Santa Maria, celebrando seus 110 anos, inaugurou no dia 4 de novembro, na Unidade Floresta, a exposição Colégio Santa Maria, das mais belas tradições. Na mostra, o visitante conhece um pouco mais da história da primeira instituição de ensino de Belo Horizonte através de imagens e objetos.

Alunos, professores, funcionários, diretores e ex-alunos participaram da solenidade de abertura da mostra. Também estiveram presentes o Diretor Geral Religioso, Padre Edecildo José Prado, e a Diretora Geral Pedagógica, Profa. Maria Helena Menezes Carvalho.

A ex-aluna do Colégio Santa Maria, Maria da Glória de Carvalho, mãe da diretora da Unidade Nova Suíça, Juliana de Carvalho Moreira, foi convidada à falar um pouco sobre sua trajetória na instituição, durante a solenidade de abertura. Maria da Glória Carvalho, que estudou no Colégio entre as décadas de 50 e 60, se lembrou dos momentos de amizade entre as alunas e as freiras que, naquela época, dirigiam a instituição.

“Muita coisa mudou, mas os valores, ensino e objetivos permaneceram. Quando estudei, o Colégio não era misto, haviam somente meninas. Antigamente não existia bullying, tampouco exclusão. Todos eram tratadas igualmente.”

O amor e o vínculo com o Colégio Santa Maria tornaram-se heranças para filhas e netos de Maria da Glória. Suas quatro filhas foram alunas da instituição. Além disso, seus três netos estudam no Colégio Santa Maria.

Um dos funcionários mais antigos do Colégio Santa Maria, Arnaldo Vaz Custódio, responsável pelo Setor de Pessoal da Diretoria Geral, também participou do evento. Com satisfação, lembrou que faz parte da história da instituição, tendo em vista que é colaborador há 31 anos.

Para ele, a estrutura do Colégio Santa Maria mudou bastante desde sua entrada na instituição. “Isso me faz sentir saudades de pessoas, como Padre Sérgio, e de fatos. Mas os efeitos benéficos dessa mudança são fantásticos.”

Serviço:

Colégio Santa Maria, das mais belas tradições

Local: hall de entrada do Teatro da Unidade Floresta, à rua Pouso Alegre, 707, Floresta.