Você está em:

Itinerários Formativos

Unidades curriculares eletivas e de aprofundamento

 

Os estudantes que ingressam na 1.ª Série* do Ensino Médio do Colégio Santa Maria Minas têm novidade no currículo escolar.

Além dos componentes da BNCC, a matriz curricular contará com unidades diferenciadas, sendo algumas eletivas, ou seja, o aluno terá a oportunidade de complementar e aprofundar o conhecimento em temas como Práticas Laboratoriais em Ciências da Natureza; Cérebro, Emoções e Comportamento; Matemática das Diversas Áreas do Conhecimento; e Projeto Empresa Júnior.

A novidade busca maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem do aluno e visa também promover a sua responsabilidade em relação a escolhas presentes e futuras. O estudante pode aprofundar seus estudos nas áreas de conhecimento com as quais mais se identifica: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza.

* Em 2021, as Unidades Curriculares também estão sendo ofertadas às turmas da 2.ª Série/EM nas Unidades de Ensino em que o projeto já havia sido implementado no ano anterior: Pampulha e Coração Eucarístico.


Conheça as Unidades Curriculares Eletivas ofertadas em cada Unidade de Ensino:

◾️ Unidade Betim

◾️ Unidade Cidade Nova

◾️ Unidade Contagem

◾️ Unidade Coração Eucarístico

◾️ Unidade Floresta

◾️ Unidade Nova Lima

◾️ Unidade Nova Suíça

◾️ Unidade Pampulha

◾️ Unidade Sete Lagoas


A passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

 

 

Para facilitar a transição dos estudantes para o Ensino Médio, o Colégio Santa Maria Minas criou o “Travessia – Rumo ao Ensino Médio“, projeto exclusivo para estudantes do 9.º Ano do Ensino Fundamental. A iniciativa contempla apresentações feitas por professores de cada unidade curricular sobre as experiências e trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo.