Você está em:

FrancEco Lab Brasil

Um grupo de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Santa Maria Minas (CSM Minas) tem a oportunidade de contribuir para o avanço nas discussões sobre a proteção ambiental, na Unesco, por meio do projeto FrancEco Lab, a convite da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Tara Océan, instituição que atua na preservação de oceanos por meio da difusão de conhecimento científico para mobilização e conscientização de jovens.

Trata-se de um projeto interdisciplinar e colaborativo que estuda, debate e propõem soluções ambientais. Seu objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a sua responsabilidade ambiental e acompanhá-los em seus compromissos enquanto cidadãos sustentáveis, explica a adida de Cooperação Educativa e Linguística pela Embaixada da França no Brasil, Adriana Davanture.

O tema do projeto, neste ano, é a preservação de oceanos e rios e a luta contra os microplásticos. A partir de dois eixos de atuação, escolares e jovens – sendo que o CSM Minas participa do eixo escolar -, a iniciativa prevê um cronograma de atividades ao longo de 2021 voltado para sensibilização, conscientização, formação e engajamento dos participantes.

Confira o desenvolvimento de alguns dos projetos realizados pelos estudantes:


Alunos criam Comitê de Sustentabilidade

Debates durante o desenvolvimento do projeto FranCecoLab, na Unidade Pampulha, desencadeiam ações em prol do meio ambiente. Leia mais.

 

Trabalho para o FrancEco Lab recebe menção honrosa

O Trabalho desenvolvido pelos estudantes da Unidade Contagem para o projeto FrancEcoLab foi apresentado em feira científica nacional. Leia mais.

 

Alunos criam sugestões para diminuir poluição dos oceanos

Estudantes analisam impacto da insdústria têxtil no meio ambiente, durante pesquisas para projeto FrancEco Lab. Leia mais.

 

Alunos se mobilizam contra a produção dos microplásticos

Os voluntários do projeto FrancEco Lab, da unidade Nova Suíça, estão se mobilizando pela tramitação de projeto de lei. Leia mais.

 

Alunos compartilham o conhecimento adquirido com o FrancEco Lab

Os estudantes da Unidade Nova Lima que participam do projeto estão compartilhando o conhecimento relativo à proteção ambiental dos oceanos. Leia mais.

 

Navegadora interage com estudantes

Os estudantes do Colégio Santa Maria Minas que participam, voluntariamente, do projeto FrancEcoLab Brasil enviam mensagens de carinho e incentivo à Tamara Klink, jovem de 24 anos, filha do mais famoso navegador do Brasil, Amyr Klink, que está cruzando o oceano Atlântico, a bordo do veleiro Sardinha. Leia mais.

 

A vida nos oceanos em debate

Os estudantes do 6.º Ano/EF à 3.ª Série/EM do Colégio Santa Maria Minas realizam atividades do projeto FrancEco Lab. Leia mais.

 

Estudantes participam do projeto FrancEco Lab

Os jovens têm a oportunidade de contribuir para o avanço nas discussões sobre a proteção ambiental, na Unesco, por meio do projeto. Leia mais.