Você está em:

Disciplinas Eletivas

A partir de 2020 os alunos da 1.ª Série do Ensino Médio das Unidades Pampulha e Coração Eucarístico terão novidade no currículo escolar.

Além dos componentes regulares, a matriz curricular dos alunos vai contemplar disciplinas Eletivas. A novidade busca maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem dos alunos e visa também promover a responsabilidade deles em relação a escolhas presentes e futuras.

Serão ofertadas 8 (oito) disciplinas Eletivas, sendo duas de cada área do conhecimento:

 

 

Esta unidade curricular busca desenvolver as habilidades necessárias para que o estudante use a sua própria oratória e se comunique, lançando mão de diferentes linguagens, por meio de vídeos, de forma ética, eficiente e objetiva, apropriando-se de todo o processo de produção envolvido, desde a construção de seu discurso à edição e publicação final dos vídeos. No campo dos recursos digitais aplicados, a unidade curricular está voltada para o domínio de técnicas de criação, manipulação e edição de arquivos de vídeo, uso de smartphones para realizar filmagens, técnicas de iluminação e captação de áudio.

O século XXI é definido como a “Era da Criatividade”. Dentro dessa realidade, faz-se necessária a disciplina Processo Criativo. Esta abordará múltiplas linguagens a fim de desenvolver habilidades e competências que exploram: a sensibilidade estética; a reflexão sobre o processo de criação; as relações entre diferentes textos artísticos e a realidade; a conexão com o mundo cultural; o exercício de trabalhar em grupo; e a comunicação – a prática de falar em público com segurança e desenvoltura.

 

Uma dúvida constante e que sempre pairou na mente dos estudantes de Ensino Médio, diante dos componentes curriculares de matemática, é : “para que estou estudando isso”?
Essa disciplina eletiva é uma oportunidade de responder a esse questionamento, uma vez que visa a aprender aplicar a matemática nas diversas áreas do conhecimento, abordando a Matemática como linguagem. O objetivo é mostrar que a Matemática além de ser um suporte para outras ciências e uma disciplina que trabalha o cotidiano, é também uma linguagem, uma forma de se expressar. O entendimento e, principalmente, a aceitação dessa linguagem é fundamental para o aprendizado adequado da Matemática.

O objetivo principal deste componente curricular é proporcionar aos alunos o acesso a informações reais sobre o processo de criação de uma empresa no Brasil. Partindo de um projeto que simula uma empresa, os estudantes poderão desenvolver habilidades como trabalhar em equipe, gestão de tempo, gestão de recursos, sistematização de processos e mediação de conflitos, caraterísticas fundamentais da atitude empreendedora e do profissional do século XXI. Essa unidade curricular visa executar um produto ou serviço como resultado do processo.

 

Uma jornada de aprendizagem que conduzirá o estudante pelos fundamentos biológicos da fisiologia e organização do cérebro humano. Trata-se de um campo de estudo que permeia a relação bioquímica existente entre corpo e mente, permitindo que o aluno possa começar a compreender a neurobiologia das emoções e associá-la às práticas do yoga, mindfulness e meditação. Além disso, permitirá o acesso do estudante à ferramentas que podem auxiliá-lo no monitoramento do comportamento, no processamento emocional e na tomada de decisão associado ao sistema de recompensa.

Você sabe como funciona um canhão, um elevador hidráulico, um carrinho Bate e Volta? Você imagina quantos microrganismos existem na tela do seu celular? Você curte as reações químicas presentes no dia a dia?
Nessa eletiva você terá oportunidade de compreender esses e outros fenômenos naturais que nos cercam. Venha para esse incrível mundo das Ciências da Natureza.

 

Este componente curricular busca desenvolver as habilidades necessárias para que o estudante tenha um arcabouço teórico e um conjunto de recursos e “ferramentas” nas áreas de Linguagem e das Ciências Humanas e Sociais para a aplicação em Planejamento – com ênfase no Planejamento Estratégico, de Recursos e Ambiental – e em Empreendedorismo – tanto o Clássico quanto o Social e o Socioambiental. Pretende-se, ainda, desenvolver noções introdutórias e avançadas de Política, Constituição, Direito, Panorama Histórico, Panorama Geográfico, Direito Constitucional e Direito Ambiental.

No mundo atual, os jovens são bombardeados por inúmeras informações de diversos meios. Nem sempre esses jovens tem a oportunidade de refletir e discutir de maneira mais aprofundada e crítica tais informações. Neste sentido, esse componente curricular eletivo visa proporcionar espaço para identificação e reflexão sobre os movimentos sociais e culturais que têm apresentado ações propositivas e proativas para uma transformação positiva em relação aos vários segmentos da sociedade brasileira atual à luz de um embasamento teórico consistente.

 

Unidade Coração Eucarístico

Unidade Pampulha