Você está em:

Parceria na educação digital: a importância do uso consciente de eletrônicos

Queridas famílias,

Esperamos que estejam bem!

Gostaríamos de expressar nossa gratidão à toda a comunidade escolar, especialmente aos nossos alunos, pelo compromisso ao cumprimento da Lei Federal nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025. Esta lei regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, entre eles os celulares, nas instituições de ensino públicas e privadas de educação básica. A parceria com as famílias tem sido fundamental para tornar o processo de mudança mais tranquilo e harmonioso.

A medida está criando um ambiente escolar mais saudável, permitindo o desenvolvimento eficiente de habilidades socioemocionais nas crianças e adolescentes. Sem a constante distração com dispositivos eletrônicos, especialmente das redes sociais, os alunos têm a oportunidade de explorar novas atividades, desenvolver a criatividade, fortalecer habilidades sociais e aumentar a capacidade de concentração.

A sensação de monotonia e enfado que eventualmente apareça, embora incômoda, pode estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por isso, é importante não preencher todo o tempo livre delas.

Lembramos, porém, que, em alguns momentos, os estudantes poderão tentar, insistentemente, levar seus dispositivos eletrônicos para a escola. Por isso, pedimos a gentileza de conversarem com seus filhos sobre a importância do cumprimento da norma. Esse reforço deve ser constante. 

É importante, assim como a escola, observar as sensações e reações quando a criança e o adolescente se afastam do celular. Nesse momento de mudança de rotina, alguns estudantes podem demonstrar maior dificuldade para estar sem o celular. Solicitamos que comuniquem à Coordenação Pedagógica responsável pelo segmento caso verifiquem reações desproporcionais.

Lembramos que o controle parental é extremamente importante para que nossos alunos possam estabelecer uma relação mais saudável com o mundo digital. É necessário questionar, por exemplo, o papel dos algoritmos que enviam conteúdos viciantes, sobretudo nas redes sociais e valorizar o espaço de educação não formal que a internet pode proporcionar.

Agradecemos a parceria e a confiança em nossa instituição. Juntos, contribuiremos para a formação integral de crianças e jovens.

Diretoria-Geral do Colégio Santa Maria Minas