Você está em:

Esclarecimentos e informações sobre o enfrentamento ao coronavírus – COVID 19 e o funcionamento do CSM Minas

Belo Horizonte, 03 de abril de 2020.

Prezados pais, mães e/ou responsáveis pelos alunos e alunas do CSM Minas,
paz e todo o Bem.

Em primeiro lugar, informamos aos senhores e senhoras que esta carta, além de ser uma resposta a um abaixo-assinado de um grupo de pais e mães, é principalmente uma comunicação importante a todos os pais, mães e responsáveis pelas crianças e adolescentes que estudam no CSM Minas.

Além disso, é preciso que saibam, que esta carta, assinada por nós, Diretores-Gerais do CSM Minas, é o resultado do entendimento comum ao presidente da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora do CSM Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte; dos Diretores dos Colégios e do Comitê Interinstitucional de Monitoramento do Coronavírus, do CSM Minas e da PUC Minas, que reúne Diretores, Técnicos, Professores, Analistas e também o Reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Em segundo lugar, voltamos nossa atenção para as famílias de cada um dos senhores e senhoras, que se encontram vivendo, apreensivas, este momento completamente inusitado, assustador, que encontrou toda a humanidade despreparada e, por isso, exige de todos muitos cuidados humanos, muita tolerância e também exige a fé, que nos ampara e nos liberta. A todos e a cada um desejamos que a saúde seja protegida e a paz conservada em seus corações.

Recebemos e acolhemos um abaixo-assinado de um grupo de pais e mães, com atenção e respeito à manifestação
deles. Tivemos notícias desse documento enquanto ele ainda estava sendo elaborado e também de algumas calorosas
discussões, bem como expressões agressivas de intolerância, no aguardo desta resposta, por parte de alguns poucos,
felizmente. Só podíamos acusar o recebimento do abaixo-assinado e a ele responder, depois de recebê-lo, formalmente, e depois de envolver todos quantos necessários a estes esclarecimentos e informações a todos.

Contudo, esta comunicação vai muito além desse movimento, pois ela é destinada a todos os pais, mães e responsáveis, competentes parceiros na missão de educar em tempos tão adversos, de modo que, especialistas em educação que somos – pela nossa reconhecida qualificação, princípios e tradição – somemos esforços para enfrentarmos este momento desafiador, cada um cumprindo o seu papel.

É preciso reafirmar que a adoção do regime remoto de ensino se deu em função da urgência que nos é imposta pela grave situação mundial de saúde pública, com os riscos do contágio pelo coronavírus.

O regime remoto de ensino tem duas fases, a primeira, em sua finalização, quando os professores do CSM Minas, sob
orientação especializada, enviaram aos seus alunos atividades para trabalhar conteúdos com valor didático-pedagógico, além de estímulos necessários ao processo educacional. Esta fase se encerra hoje. Ela foi organizada para introduzirmos a todos no regime remoto de ensino, professores e alunos.

Além disso, ela atendeu a um cuidado especial, que foi aguardar as orientações deste tipo de ensino para a Educação
Básica, por parte do Conselho Estadual de Educação, o que ocorreu só recentemente. Não é o caso, entretanto, da Educação Infantil, que além de ser completamente diversa, dada a idade das crianças e os recursos pedagógicos, ainda não possui regulamentação por parte da Secretaria Municipal de Educação. Mas estamos trabalhando este setor, especialmente.

A segunda fase é a de aulas remotas, quando, além de estarmos amparados pela regulamentação legal, os professores
vão, agora, interagir com os alunos, a distância, dando sequência ao processo de ensino–aprendizagem, sem colocar a
perder estes meses e muito menos o ano letivo.

Esta fase terá início segunda-feira, dia 06 de abril. Já enviamos a informação de como devem proceder, as senhas e logins.

Espera-se um breve tempo de familiarização com o sistema. Assim, estarão 714 professores e também os coordenadores e diretores, trabalhando com 12.758 alunos, nas 13 Unidades do CSM Minas.

É importante sublinhar um dado: nenhuma rede de escolas católicas particulares de Educação Básica, da região metropolitana de Belo Horizonte, tem quase 13.000 alunos, 13 unidades e mais de 700 professores. É muito mais complexo movimentar tantas pessoas e mobilizá-las no ensino remoto, do que fazer o mesmo em um único colégio, ou dois, ou três, que reúnem cerca de 2000 alunos e 60 professores.

Hão de concordar que a tarefa não é fácil, mas foi realizada com sucesso e a torcida e apoio de vocês, graças à excelência de profissionais da área de TI, com os quais podemos contar. Com isso queremos afirmar: não estamos atrasados; estamos no momento certo.

O isolamento social e o distanciamento físico exigem muitas coisas às quais não estamos acostumados e além disso
impactam, gravemente, em praticamente todas as dimensões da vida, inclusive na dimensão econômico-financeira de
cada pessoa, de cada família e de cada instituição. A realidade de cada pessoa, família e instituição já é desigual, portanto, o impacto é também mais forte para uns do que para outros, mas não escapa ninguém, todos sofremos.

Ao reconhecer isso, reafirmando a nossa posição de que, primeiro os alunos estejam conectados em uma rotina de
estudos e atividades na segurança de seus lares, o Colégio Santa Maria Minas, junto com o Comitê Interinstitucional de Monitoramento do Coronavírus, e toda a equipe técnica financeira e jurídica da Mantenedora-SMC, está estudando, com toda sensibilidade e determinação, encaminhamentos que possam ajudar a mitigar os efeitos econômicos desse momento de crise para os pais, mães e/ou responsáveis pelos alunos.

Tão logo estes estudos estejam prontos, considerando todas as variáveis – e aqui nos reportamos novamente ao abaixoassinado e as reivindicações contidas nele –, entraremos em contato com os senhores e senhoras. Será brevemente.

Pedimos à esta grande comunidade escolar que continue acompanhando nossos canais oficiais, e-mail, site e aplicativo.

Certos de mútua compreensão de todos, agradecemos a permanente confiança em nosso projeto educacional. Sairemos todos vencedores e melhores desta crise.

Atenciosamente,

Prof.ª Juliana de Carvalho Moreira
Diretora-Geral Pedagógica

Prof. Ricardo Lúcio de Assis
Coordenador Administrativo-financeiro

Pe. Márcio Ribeiro de Souza
Diretor-Geral Religioso