Você está em:

Comissão de Ecologia Integral

Logo da Comissão de Ecologia Integral
 

O Colégio Santa Maria Minas tem como parte de sua Missão o anseio de colaborar para a construção de um mundo sustentável, e, para isso, a instituição se orienta pelos parâmetros da Ecologia Integral, conforme explícito pelo Papa Francisco.

Nesse sentido, diferentes ações são realizadas a fim de criar uma consciência planetária e ecológica na comunidade educativa, que considere a Terra como uma “Casa Comum” e ressalte a interdependência entre os diferentes seres e ecossistemas que a compõem. O apelo proposto pela Igreja Católica na Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, é a de que todos os seres humanos, indivíduos e governos, se unam em prol de uma ecologia integral. Esta envolve diferentes dimensões e não exclui as questões sociais da esfera ambiental. O próprio princípio da sustentabilidade exige que se conjugue preservação ambiental, progresso econômico e justiça social.

Desse modo, uma ecologia integral deve possuir um caráter ambiental, econômico, social e cultural, buscando uma justiça intergeracional, alicerçada nos princípios da prevenção e precaução. Esse ideal precisa ser desenvolvido na esfera pública, como parte das deliberações políticas de Estados e refletir em políticas públicas que promovam a dignidade humana e o respeito às diferentes formas de vida.

Posto isso, o Colégio Santa Maria Minas organiza e cultiva no seu currículo objetos de conhecimento e habilidades que promovem uma verdadeira “conversão ecológica”. Nessa esteira, também orientado pela preocupação com os animais não humanos, outras formas de vida e o desenvolvimento sustentável, o Colégio Santa Maria Minas assume o dever de promover a agenda ONU 2030, que carrega em seu bojo 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Em virtude disso, a Diretoria-Geral do Colégio Santa Maria Minas instituiu a Comissão de Ecologia Integral, visando organizar, sistematizar, acompanhar e avaliar os diferentes trabalhos e intervenções de caráter ecológico na comunidade escolar. O labor desta Comissão está fundamentado no que apregoa o Direito, as Ciências, a Filosofia e a Espiritualidade ecológica.

desenho de uma árvore estilizada, cuja copa forma um mapa-múndi. Ao lado, o texto: carta aberta á comunicada educativa.
 

Notícias relacionadas

 

gato e cachorro juntos sobre um fundo azul com informações sobre a bênção dos animais

Bênção dos Animais

A Comissão de Ecologia Integral do CSM Minas realiza, em 4 de outubro, a live “Bênção dos Animais”, às 19h30, no perfil oficial do Colégio, no Instagram. Leia mais.

 

desenho do planeta Terra sobre um fundo verde

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data é celebrada em meio à pandemia, sendo uma oportunidade de repensarmos nossa relação com a natureza. Leia mais.